< Volver a Finanças

Qual é a melhor forma de pagar uma conta?

Escrito por Pedro Da Silva

Na hora do pagamento de contas é necessário conhecer a melhor forma para cada tipo de fatura. Em algumas, pode ser o pagamento por cartão de débito, outras em cartão de crédito, outras em dinheiro ou em cheque. Saiba quais são as melhores opções para cada caso.

Cartão de crédito

O cartão de crédito como forma de pagamento é a mais popular atualmente entre os brasileiros. Com o devido cuidado para não acumular faturas, é um bom aliado para pagar diversos tipos de contas. Essa é a melhor opção para quem viaja com frequência, por ser uma opção para acumular milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas posteriormente. Além disso, cartão de crédito oferece a comodidade de parcelar valores altos e é uma forma de pagamento segura, já que atualmente os bancos podem enviar mensagens, informando sobre compras para evitar usos indevidos.

Cartão de débito

O pagamento via débito é muito comum entre quem não anda com muito dinheiro no bolso. Pessoas mais conservadoras que buscam se prevenir de possíveis ilusões e tentações com gastos com crédito também preferem essa opção. O pagamento por débito é aceito na maioria dos estabelecimentos, sendo uma forma prática de pagamento, além de muito mais segura do que andar com dinheiro na carteira. Atualmente, é possível programar o pagamento de contas, como TV por assinatura ou internet por débito automático, acabando de vez com problemas de atrasos e multas.

Cheque

O cheque é uma opção de pagamento que perde cada vez mais adeptos. Ainda assim, pode ser considerado como uma saída para emergências. Mas, o recomendado é andar apenas com uma ou duas folhas do talão no bolso, já que ele é fácil de ser fraudado em casos de furto ou roubo. Fazer duas linhas diagonais no verso do talão é mais uma boa forma de segurança para garantir que o dinheiro será sacado apenas pelo beneficiário. No caso de pagamento por cheque é ideal sempre se certificar de que há dinheiro na conta e evitar pré-datados.

Dinheiro

Fazer compras e pagar com dinheiro em espécie é a melhor forma de controlar quem faz compras por impulso, já que nesse caso o dinheiro está “palpável”, diferente dos cartões. Com dinheiro em mãos é muito mais fácil economizar. Além disso, é recomendado sempre andar com um pouco de dinheiro no bolso para o caso de imprevistos.