Cuidados ao abrir e encerrar uma conta corrente

Antes de abrir uma conta, escolha a que melhor atende o seu perfil
Antes de abrir uma conta, escolha a que melhor atende o seu perfil

Ter uma conta corrente se tornou fundamental para a maioria das pessoas, mas poucos de nós sabem quais os cuidados que se deve ter ao abri-la ou encerrá-la. Confira algumas dicas:

1. Antes de abrir uma conta, escolha a que melhor atende o seu perfil. Os bancos oferecem contas de acordo com as necessidades dos clientes. Por exemplo, existem contas universitárias, para pequenos empresários e para investidores, entre outras.

2. Ligue para o banco escolhido para saber quais os documentos necessários para a abertura de conta. Geralmente são pedidos documentos como RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência e de renda. Mas é importante ligar antes para saber se mais documentos são necessários (para a conta universitária, por exemplo, é pedido o comprovante de matrícula na instituição de ensino).

3. Na hora de assinar o contrato, leia-o atentamente, e, se quiser, peça a cópia dos documentos. No documento, deve estar descrito o saldo exigido para abrir a conta, as condições do banco para fornecer cheques (no contrato também deve estar descrito que os cheques liquidados podem ser destruídos) e a informação de que apenas o cliente pode alterar seus dados cadastrais ou documentos.

4. Averigue se no contrato também figuram as regras para inclusão de seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF).

5. Se você estiver encerrando a conta, cancele os débitos automáticos que tenha contratado e averigue se todos os lançamentos já foram descontados em sua conta. Devolva ao banco o cartão de crédito ou de débito e os cheques em branco, e assine um documento confirmando que você não os utilizou.

6. Antes de encerrar a conta, assegure que todos os cheques tenham sido compensados, tanto os que você emitiu (ou eles podem retornar), quanto os que depositou.

7. Geralmente os bancos exigem que a conta esteja sem dinheiro algum para ser encerrada. Se houverem centavos em sua conta corrente, será necessário ir ao caixa para retirar o dinheiro (os caixas eletrônicos não fornecem centavos).

É fundamental cercar-se de todas as precauções ao abrir uma conta. Principalmente por taxas e questões relacionadas à administração da mesma. Uma conta é um compromisso com a instituição e implica em toda uma sorte de responsabilidades, de ambos os lados. Tenha isso em mente e, uma vez esclarecidos todos os pontos, será hora de aproveitar as facilidades e praticidades proporcionadas por uma conta corrente.