< Volver a Finanças

Quais as diferenças entre conta corrente e conta salário?

Veja também quais documentos são necessários e como fazer para abrir cada uma delas!

Escrito por Elisa Batista

Vamos explicar neste artigo as diferenças entre conta corrente e conta salário. Tenha todas as informações que precisa para entender os principais benefícios de cada opção. Veja como cada uma funciona:

O que é conta corrente?

Conta corrente é uma modalidade de conta bancária que permite ao titular realizar diversas transações financeiras, como depósitos, saques, transferências, pagamentos de boletos e débitos automáticos. Além disso, ao contratar um serviço de conta corrente, se tem acesso a seguros, empréstimos, financiamento, transferências, depósitos, cartão de crédito, internet banking e muito mais.

A conta corrente também permite o recebimento de salários, benefícios e outras formas de renda. Normalmente, os bancos cobram uma taxa mensal de manutenção da conta corrente, além de outras tarifas por serviços específicos utilizados pelo titular.

É importante ressaltar que a conta corrente é diferente da conta poupança, que tem como objetivo principal a economia e o acúmulo de dinheiro. Na conta corrente, a movimentação financeira é mais intensa e voltada para as necessidades do dia a dia. 

O que é conta salário?

Essa modalidade de conta é destinada para receber valores referentes à folha de pagamentos da empresa na qual o funcionário possui vínculo. Por conta disso, ela possui algumas restrições de movimentação.

Para abrir uma conta salário é preciso estar empregado, e a empresa onde você trabalha precisa ter um convênio com um banco. O seu empregador solicita a abertura da conta e passa ao banco todas as informações necessárias para a sua identificação. 

A conta-salário, por ser aberta pelo empregado, possui a vantagem de não ter a obrigatoriedade da análise de perfil ou de contratação de outros serviços.Além disso, a conta salário costuma ser gratuita.

Mas, como os outros tipos de serviços costumam ser necessários, a maioria das pessoas acaba por abrir uma conta corrente comum. Porque para abrir uma conta corrente, não é necessário ter vínculo empregatício com nenhuma empresa.

Saiba agora quais são as diferenças entre conta corrente e conta salário:

as diferenças entre conta corrente e conta salário

Principais diferenças entre conta corrente e conta salário

Está em dúvida sobre qual tipo de conta escolher? Entenda as principais diferenças entre cada estilo para tomar a melhor decisão. Vamos discutir quais são os diferenciais de cada tipo e quais são as suas vantagens. Veja também quais documentos são necessários e como fazer para abrir cada uma delas:

Conta salário

1- O único depósito permitido é o do salário, realizado pelo próprio empregador. Ela também pode ser usada para receber pensão, décimo terceiro salário, abonos ou aposentadoria. 

2- O dinheiro do salário pode ser sacado em caixas eletrônicos ou guichês. Mas ele também pode ser transferido em seu valor total para uma conta corrente de um outro banco sem que seja necessário pagar taxas.

3- Não é permitido fazer movimentações com cheques.

4- Não é permitido emitir cartão de crédito ou qualquer outro tipo de cartão magnético para o titular.

5- Apesar de não ser cobrada nenhuma tarifa para a transferência do valor total do salário para outra instituição financeira, há taxas se esse valor for parcelado.

6- O seu único fim é o salário, por isso, não permite pagar contas ou fazer aplicações.

7- Só é permitido um titular por conta. No caso, o único titular permitido é o empregado.

8- A conta salário só pode ser encerrada pelo empregador.

9- Serviços disponíveis da conta-salário:

  • Saques
  • Cartão de débito
  • Consulta de saldo e extrato
  • Pagamento com a função de débito
  • Pagamento e agendamento de contas
  • Transferências para outras contas (podendo haver cobrança)

Como abrir uma conta salário

Para abrir uma conta-salário, na maioria das vezes, é necessário ir até a instituição bancária pessoalmente. É necessário apresentar os documentos listados abaixo:

  • carta de recomendação da empresa
  • RG ( documento de identificação com foto)
  • CPF
  • Comprovante de residência recente
  • Comprovante de renda

Conta corrente

1- Permite que diversos serviços e operações sejam feitos, como saques, depósitos, aplicações, investimentos, pagamentos e o uso do talão de cheque;

2- Após análise do perfil de risco, a instituição financeira pode disponibilizar um cartão de crédito para o cliente, com limite de valor variando de acordo com cada perfil;

3- A conta corrente pode ter mais de um titular, algo útil para pais que desejam abrir conta para os filhos menores de idade para abrir uma poupança, por exemplo. Ou mesmo para abrir uma conta conjunta com seus cônjuges.

4- O encerramento da conta pode ser realizado por seu titular;

5- A conta corrente apresenta mais liberdade e benefícios, mas tudo isso pode ser tarifado. Há um limite, por exemplo, de saques em guichês ou caixas de autoatendimento até que taxas sejam cobradas. Porém, existem pacotes de serviços gratuitos em todas instituições.

6- Hoje em dia, muitas contas correntes permitem realizar investimentos, além de oferecer consultoria gratuita sobre o assunto.

7- Possibilita a gestão financeira da conta através de aplicativo.

8- Serviços disponíveis da conta corrente:

  • Saques no caixa eletrônico
  • Transferências entre contas do mesmo banco
  • PIX
  • Extratos impressos da conta
  • Investimentos 
  • Consulta de saldo e extrato nos caixas
  • Pagamento de contas
  • Transferências DOC/TED entre contas de bancos diferentes
  • Talão de cheque
  • Cheque especial (limite na conta para saque)
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito (após análise de crédito)
  • Programa de vantagens (muitos bancos oferecem programas de pontos e vantagens)

Como abrir uma conta corrente

Abrir uma conta corrente é bem mais simples do que abrir uma conta salário. A maioria dos bancos hoje em dia oferecem a opção online. Você só precisa criar um cadastro e fornecer alguns documentos. Como um documento com foto, CPF e comprovante de renda. Os documentos necessários para abrir uma conta corrente online podem variar de acordo com a instituição.

>>> Leia mais em: Conta corrente gratuita – Como abrir sua conta online sem tarifa

A conta corrente é, sem dúvida, a mais versátil e que oferece maior liberdade. A conta salário é muito mais econômica, mas possui uma gama muito limitada de serviços. Cabe a cada um identificar o seu perfil e usos cotidianos antes de escolher qual das opções se encaixa de uma melhor forma em suas rotinas financeiras.

Compare as opções de conta corrente através do buscador da Compara. Veja taxas, tarifas e serviços e encontre a melhor conta corrente digital para você. Abra sua conta sem sair de casa. Veja algumas opções:

Conta Corrente Confia Santander

Grátis*

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital Will Bank

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital Banco PAN

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital BMG

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Santander MEI

R$25,00

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Corrente SuperDigital

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Ficou alguma dúvida sobre as diferenças entre conta corrente e conta salário? Pergunta pra gente! Siga a Compara nas redes sociais: FacebookInstagram ou Pinterest