< Volver a Finanças

Como contratar um plano de saúde?

Escrito por Pedro Da Silva

Saber como escolher o plano de saúde ideal é importante para pagar uma mensalidade condizente com suas necessidades, assim como serviços possivelmente mais usados. Mas, para escolher o plano adequado, é importante saber qual é a melhor das opções e reconhecer se a operadora é eficiente.

Confira como contratar o plano de saúde correto para cada caso e como utilizar o cartão de crédito a seu favor para organizar as finanças.

Tipo de plano

A primeira coisa para ter atenção é sobre as opções de planos, que normalmente se dividem entre individual, familiar e coletivo. Os coletivos são contratados por empresas para seus funcionários ou por sindicatos e conselhos, e geralmente são os mais econômicos.

Para optar pelo plano individual ou familiar, é recomendado pesar quantas pessoas serão beneficiadas, o orçamento mensal, tipo e local de atendimento e idades dos beneficiados, já que o preço pode variar de acordo com a faixa etária.

Para se certificar de que a operadora do plano de saúde é confiável e segura, deve-se entrar no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e procurar por sua avaliação. Vale lembrar que, independente do plano, não há limites financeiros de cobertura.

Mensalidade

Os fatores que mais pesam para aumentar ou diminuir o valor da mensalidade do plano de saúde são as faixas de idade e serviços contratados. Grande parte dos planos de saúde possuem mensalidades fixas que são pagas independente dos serviços a serem utilizados ou não. Já outros, mais econômicos, possuem valores que são adicionados a um percentual por eventuais serviços utilizados.

Rede de atendimento

O local de abrangência de atendimento do plano de saúde também deve ser analisado no momento de escolha. O alcance varia em municipal, estadual ou nacional. É importante se informar com antecedência sobre a rede de atendimento e checar os hospitais, laboratórios, clínicas e profissionais que fazem parte do plano.

Desde 2002, o cartão de crédito se tornou um poderoso aliado na hora de organizar melhor as finanças mensais. Ele pode ser utilizado como forma de pagamento do plano de saúde e garante o planejamento dessa e outras contas do mês com boa margem de antecedência.