< Volver a Finanças

4 detalhes fundamentais do seu cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

A maioria dos brasileiros não apenas possui cartão de crédito, como o utiliza com frequência. Mas são poucas as pessoas que conhecem os seus detalhes e sabem como ele realmente funciona. É comum que o consumidor não saiba e nem entenda como os juros e demais taxas são cobradas, por exemplo, ou sequer entendam as partes que compõem o cartão. Confira abaixo uma lista com as coisas que você provavelmente nunca soube e precisa saber sobre um cartão.

Números

Todo cartão de crédito é composto por 16 números. Nem todos eles são usados para identificação, pois alguns estão ali para garantir estabilidade para processadores e fornecedores. E o primeiro dígito do cartão indica a sua bandeira. Do segundo ao sexto número, indica-se o banco emissor. Do número 7 ao 15, indica-se a conta bancária. Por fim, o último número é o dígito de verificação.

Código de segurança

Esse código é comumente solicitado ao fazer uma compra pela internet ou telefone. Em sites estrangeiros, o número pode receber o nome de CVN (Card Verification Numer), CVD (Card Verification Data) ou CVV (Card Verification Value). Ele serve como uma etapa de segurança para quem não está fazendo a compra ao vivo e nunca deve ser guardado pelas lojas e vendedores.

Tarja

A tarja preta localizada na parte de trás do cartão é feita com partículas de metal e magnetizada. Ela também guarda informações. Ela possui três linhas de informação, apesar de apenas duas serem utilizadas. As duas primeiras podem ser lidas e não podem ser alteradas. A última, por sua vez, não pode ser alterada e conta com informações de segurança. Apesar disso, as informações contidas na tarja não são referentes ao dono do cartão, e sim as informações contidas no próprio cartão e outros dados de segurança.

Taxas de juros

Os juros cobrados pelos cartões variam de acordo com as bandeiras e os bandos. Eles são os responsáveis por especificar as taxas de juros. Além disso, o tipo de transação também varia o valor dos juros. Por isso, vale sempre pesquisar antes de adquirir um cartão para fechar negócio com a opção mais vantajosa do mercado.

cartão de crédito pode ser um grande aliado no orçamento mensal. Para que isso aconteça, é importante conhecer bem seu funcionamento e saber usá-lo com sabedoria, para não entrar em dívidas.