< Volver a Carros

Saiba como cuidar corretamente dos bancos de couro

Apesar da praticidade e facilidade de limpeza, a falta de cuidados com os bancos de couro faz com que logo apareçam desgastes

Escrito por Pedro Da Silva

Bancos de couro são símbolos de requinte e objeto de desejo de muitos motoristas, independentemente do modelo do automóvel. Saiba como limpar e hidratar o banco de couro do carro.

Além do visual luxuoso, este item caro também valoriza o preço final do veículo e faz diferença na hora de contratar um seguro automotivo. Saiba como hidratar os bancos de couro do carro e manter-los sempre bonitos.  A ausência de manutenção desvalorize o carro.

Apesar da praticidade e facilidade de limpeza, a falta de cuidados com os bancos de couro faz com que logo apareçam desgastes, fissuras e até rasgos, que podem desvalorizar o veículo na hora da venda. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para que permaneçam como novos por mais tempo.

Como limpar os bancos de couro do seu veículo

A limpeza dos bancos de couro é, seguramente, mais fácil dos que a dos bancos de tecido. Também é mais fácil conservá-los limpos, bastando para isto, que se passe um pano seco para retirar o pó, uma vez por semana. Se preferir contratar uma empresa de limpeza especializada, vale a pena conferir a lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu seguro de carro.
Nos bancos de cores claras, um pano úmido com um pouco de sabão neutro é uma solução eficiente para retirar possíveis manchas mais resistentes. Depois de retirar a sujeira, passe um pano seco para remover a umidade e deixar os bancos totalmente limpos.

Jamais utilize produtos à base de álcool, nem querosene, removedores, silicone, vaselina ou outros derivados de petróleo. Produtos químicos desta natureza causam desgaste do couro, manchas opacas e o aparecimento de rachaduras. Os problemas causados por falta de cuidados básicos dificilmente estarão cobertos pelo seguro do auto.

Cuidados com a exposição ao sol

Os bancos de couro costumam sofrer com a exposição excessiva ao sol, apresentando falta de brilho, ressecamento, além dos problemas citados acima com o uso inadequado de alguns produtos para limpeza. Estes desgastes causam um mau aspecto no veículo, desvalorizando-o no caso de uma futura venda. Por isso, além dos bancos, todas as partes internas do carro que forem revestidas em couro também devem receber cuidados especiais.

Como hidratar os bancos de couro do carro

Para manter os bancos de couro do veículo sempre bonitos e com aspecto de novos por mais tempo, a hidratação é fundamental.  Para hidratar os bancos de couro do carro você precisa usar produtos específicos para esta finalidade. Optar por produtos impróprios para o couro pode ter graves consequências como manchas, rachaduras e até mesmo comprometer o acabamento dos bancos. O procedimento de hidratar o banco de couro do carro pode ser feito uma vez ao mês.

Quem não quer ter trabalho pode optar por oficinas especializadas. Consulte a relação de empresas parceiras do seguro do automóvel para contar com um atendimento diferenciado e de qualidade na hora de cuidar dos bancos de couro do seu carro.