< Volver a Carros

Documentos necessários para viajar de carro pelos países do Mercosul

Escrito por Pedro Da Silva

Brasileiros que quiserem viajar pelos países que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) contam com algumas facilidades, como a possibilidade de viajar apenas com a carteira de identidade, ao invés do passaporte.

Se você quiser viajar de carro, entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, apesar da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) brasileira valer também nos demais países que fazem parte do acordo.

Em alguns casos, você terá que contratar um seguro de carro específico; em outros, terá que comprar equipamentos desconhecidos para o motorista brasileiro, como correntes para os pneus, para enfrentar a neve, por exemplo.

Carta Verde é imprescindível

Todos os países exigem que você adquira a Carta Verde, um seguro obrigatório para terceiros que pode ser obtida no Banco do Brasil ou com corretores especializados, para períodos de tempo que vão de três dias a um mês. Converse com sua seguradora para saber se a cobertura do seu seguro de veículo inclui o país de destino.

Um detalhe importante sobre a Carta Verde é que o trâmite é bastante simples. Mesmo fora do Brasil, com a devida apresentação dos documentos do veículo e do condutor, a papelada sai rápido e você pode viajar tranquilo ao saber que contará com todos os documentos necessários.

O custo também varia, de acordo ao país. No Paraguai, pode custar cerca de USD 25,00 por mês, enquanto no Brasil o valor chega a quase USD 100,00 pelo mesmo período. A mesma só é exigida quando o veículo está em movimento, logo, se você não for usar o automóvel por um mês, em outro país, pode deixar para renovar quando volte a se deslocar.

Documentos exigidos

A CNH brasileira é suficiente para dirigir em todos os países do Mercosul, e a Permissão Internacional para Dirigir (PID), só é exigida na Colômbia, país associado ao Mercosul.

Em relação aos documentos do veículo, se o carro for seu, basta ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo original, mas se ele for de outra pessoa, é preciso levar uma autorização do proprietário autenticada em cartório, ainda que o dono seja uma empresa ou instituição.

Outra preocupação é relativa aos equipamentos do carro. Na Argentina, por exemplo, é necessário que as pessoas dentro do carro sejam visíveis pelos vidros, portanto, carros com vidros completamente escurecidos podem ser parados por agentes de trânsito do país. Você também precisa fazer uma revisão geral no seu automóvel antes de pegar a estrada.

A lei argentina exige dois triângulos ao invés de apenas um, extintor de incêndio, e, de preferência, um cambão rígido de três metros (para eventuais necessidades de reboque), correntes para os pneus, caso seu destino tenha trechos com neve.

Ainda sobre as correntes, principalmente na fronteira Argentina-Chile, a Gendarmeria Chilena é especialmente exigente em relação aos equipamentos. A imposição é bastante justa, cruzar a Cordilheira no período invernal sem este equipamento pode ser literalmente impossível.

Contrate um seguro com cobertura internacional

Se você está pensando em viajar, mas ainda não tem um seguro do auto, faça sua cotação gratuita hoje mesmo com Compara, e conheça as melhores opções de seguro do automóvel com cobertura internacional. Assim sua viagem se tornará muito mais segura e proveitosa. 😉