< Volver a Carros

7 conselhos para evitar brigas de trânsito

Escrito por Pedro Da Silva

Uma briga no trânsito, além de estressante, pode evoluir para algo mais grave, como agressões verbais e físicas, ou até resultar em morte. Para evitar essa situação, siga algumas dicas básicas, mas que podem salvar uma vida, inclusive a sua, confira:

1. Se você bater em outro carro e o motorista estiver irritado, mantenha a calma e imediatamente ligue para a empresa do seu seguro de carro. Peça para o atendente explicar ao outro motorista que os danos serão cobertos, o que pode acalmá-lo e evitar mais estresse.

2. Se não houve batida, apenas um “susto”, como no caso de uma ultrapassagem mais arriscada, ou caso seu carro tenha encostado demais em outro e o motorista queira acompanhar o seu para tirar satisfações, não revide. Feche o vidro do carro, acalme-se e siga seu caminho. Se a pessoa insistir e lhe perseguir, pare em um lugar seguro e peça ajuda à polícia.

3. Se alguém bater em seu carro e fugir, não o persiga. Anote a placa do carro, a cor e o modelo. Afinal, se o outro motorista bateu e fugiu, o que você pode esperar do momento em que o alcance? Respire fundo, tenha os dados à mão e procure resolver junto a um órgão de proteção.

4. Como se sabe, a melhor opção na vida é sempre prevenir. Para evitar incidentes no trânsito que podem levar a conflitos, evite dirigir depois de uma briga em casa, no trabalho ou com amigos, ou mesmo quando estiver muito estressado ou cansado. Sua concentração estará prejudicada e o problema pode aumentar ainda mais.

5. Procure sair mais cedo de casa, evite horários de engarrafamento e roteiros perigosos, conhecidos pela grande quantidade de circunstâncias estressantes (como grande tráfego de carros e pessoas, ambulantes, barulho etc.). Prefira caminhos e horários mais calmos, e respeite limites de velocidade e regras no trânsito.

6. A buzina pode ser altamente irritante. Deve ser usada apenas para advertências, evitar acidentes e passar informações aos outros motoristas, como uma ferramenta de comunicação. Buzinar por longos períodos em um engarrafamento ou apenas para “punir” outro motorista que possa ter lhe aborrecido no trânsito é uma péssima ideia, e pode dar início a brigas desnecessárias, além de incomodar aos vizinhos, que não tem nada a ver com o trânsito.

7. Durante uma discussão, procure manter a calma e nunca revide às provocações do outro. Mesmo que você tenha razão, este não é o momento para alimentar um conflito. No caso de um acidente, tente trocar telefones e discutir os próximos passos com calma, no dia seguinte.

Outro fator que ajuda nesses momentos é ter um seguro do auto, a iniciativa é fundamental para lhe dar mais confiança no trânsito. Você pode pesquisar excelentes opções de seguro de veículo no site Compara, realizando cotações gratuitas. Agora é respirar fundo e partir tranquilo, o mais importante é sair e chegar em segurança!