< Volver a Carros

Qual é a franquia ideal para o seguro do seu carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Já imaginou você fazendo a cotação do seu seguro auto com Compara, mas na hora de escolher a franquia não sabe qual é a opção correta para contratar? Para ajudar você nessa tarefa, queremos explicar nesse post TODAS as vantagens e desvantagens dos três sistemas de franquias disponíveis no mercado: normal, reduzida e ampliada.

Para começar, a franquia é a participação obrigatória que o segurado deve pagar em caso de perdas parciais. Em outras palavras: é o valor ($$) que o motorista precisa desembolsar cada vez que aciona o seguro do seu carro para cobrir danos ou acidentes parciais. No entanto é necessário que os gastos com o conserto sejam superiores ao valor da franquia para poder acionar o seguro.

Ou seja, quando o preço do conserto do carro for maior que o valor da franquia o motorista deve acionar o seu seguro e nesse caso o prejuízo será dividido em duas partes: o motorista paga a franquia e o seguro paga o restante (caso 1). No entanto, quando o preço do conserto for menor que o valor da franquia, o seguro não é acionado e a responsabilidade do reparo é exclusiva do motorista (caso 2).

Caso 1

 

Posso contratar um seguro sem franquia?

 
Não, a franquia é obrigatória na contratação do seguro auto e deve ser definida antes de finalizar a apólice. Por isso é fundamental conhecer a diferença entre cada uma delas para realizar a melhor escolha. No nosso site, você confere qual é o valor de cada franquia antes de escolher o seu seguro auto. Confira abaixo.

Formulario 2

Para escolher qual franquia é ideal para o seu veículo é preciso, em primeiro lugar, avaliar o seu perfil de motorista. Por exemplo, nos dois últimos anos em quantos acidentes você se envolveu? E quantos problemas mecânicos teve com o seu carro?

Com esses dados você pode fazer perguntas sobre cada franquia, como quais são as vantagens e desvantagens de cada uma. Quando devo escolher a ampliada ou é sempre melhor ficar com a reduzida e normal? Para responder a todas essas dúvidas explicamos tin-tin por tin-tin cada modelo de franquia. Confira abaixo:


3

A franquia ampliada é a opção mais cara das três, sempre! Mas, do outro lado sempre oferece a opção de seguro auto mais econômico. Sim, a relação é inversamente proporcional e vale (muito!) a pena para quem quer pagar barato no seguro.

Para qual motorista é recomendada? Para motoristas sem histórico de acidentes e que são fãs da direção defensiva. Isso porque como a franquia é mais cara, o ideal é não necessitar usá-la para aproveitar a economia no preço do seguro.

1

A franquia normal não é tão cara como a ampliada e nem tão barata como a reduzida, por esse mesmo motivo o preço do seguro auto com esse sistema costuma ser a média do mercado.

Para qual motorista é recomendada? A franquia normal é a opção ideal para o motorista que não possui um perfil de condução bem definido. Ou seja, não tem um extenso histórico de batidas mas já deu bobeira no trânsito e prefere não pagar pra ver.

2

A franquia reduzida é a preferida dos brasileiros e funciona ao contrário da franquia ampliada. Nesse caso, o seu valor é mais baixo mas em compensação o preço do seguro é mais alto.

Para qual motorista é recomendada? Ideal para o motorista que roda muitos quilômetros por dia e está mais exposto a acidentes ou problemas mecânicos. Também é a opção recomendada para motoristas que já bateram o carro algumas vezes…

 

Pronto para escolher o seu seguro!

Agora que você já conhece cada detalhe do sistema de franquias do país, já está pronto para fazer a melhor escolha e contratar o seguro auto ideal para o seu perfil e veículo. Acesse o nosso comparador, confira a diferença de preços de cada seguro em relação a franquia escolhida e selecione a melhor opção para o seu bolso. Rápido e fácil! 😀