< Volver a Carros

Como escolher peças novas para o carro?

Escrito por Pedro Da Silva

O momento em que é necessário trocar uma peça, escolher uma nova ou simplesmente fazer a manutenção do carro é sempre delicado. Escolher uma peça errada pode deixar o problema ainda maior. E, como acontece em qualquer setor do mercado, há muita variação entre cada peça quando o assunto é qualidade e preço.

Primeiramente, é importante que a instalação da peça seja feita por uma oficina credenciada pelo seguro do auto. Confira abaixo mais dicas sobre como escolher peças novas para o carro.

Peças que precisam de mais cuidado

Algumas peças precisam de mais cuidados do que outras. Freios, motor e suspensão são as mais problemáticas, enquanto botões, frisos e maçanetas não trazem tantos problemas. Nas mais problemáticas, é importante comprar com cuidado com sua qualidade, e não se importar apenas com o preço mais econômico.

Também é importante  jamais colocar peças de qualidade duvidosa no automóvel, principalmente dentro do motor, já que o que está em jogo é a segurança de todos do carro.

Consequência de peças de baixa qualidade

As peças de má qualidade acabam diminuindo a vida útil da região em que foram instaladas e do automóvel como um todo. Por exemplo, uma pastilha de freio muito dura muda a capacidade de frenagem e diminui a vida útil dos discos de freio. Quem não tem conhecimentos suficientes no assunto pode tirar toda e qualquer dúvida com um mecânico capacidade de oficinas credenciadas pelo seguro automotivo.

E a mão de obra?

É extremamente desaconselhável que o motorista faça os reparos por conta própria no carro. Pequenos reparos podem ser bem sucedidos, mas outras peças devem receber cuidado mais complexo. Economia nunca deve ser o fator decisivo. A economia pode custar muito mais cara a longo prazo. E isso vale tanto para as peças muito baratas quanto para as de qualidade duvidosa ou desconhecida.

E o cuidado deve ser ainda maior no caso de peças novas. Não deixe de pedir a opinião de um profissional qualificado de oficinas credenciadas pelo seguro de carro para não tentar consertar de maneira independente e piorar o problema. E, claro, faça sempre revisões periódicas em seu veículo!