< Volver a Carros

Radiografia dos Carros de Luxo no Brasil

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar da crise que afeta as vendas de carros no Brasil, a compra de carros de luxo cresceu 18% comparado ao período de janeiro a abril de 2014. Entre as mais vendidas estão as marcas Audi, BMW e Mercedes-Benz que somam 13.936 veículos vendidos até o momento. No entanto, não é apenas o custo do veículo que entra no padrão de luxo mas o valor do seguro que avalia alguns critérios para dizer o seu preço.

Tudo começa com a análise do cenário desse cliente: sua residência, a frequência de roubos de modelos da mesma categoria, a frequência de colisões e o valor das peças de reposição.

As peças de um carro de luxo podem ser difíceis de ser encontradas e por isso o custo aumenta. É um espelho que só tem fora do país, um acessório que já não é mais fabricado e por aí vai.

Uma curiosidade é que muitas marcas oferecem uma vistoria que somente é feita por computadores, o que exige uma equipe especializada em tecnologia para realizar esse trabalho.

Outro ítem que aumenta o valor do seguro desses carros são os hábitos de compra desse cliente. São pessoas acostumadas a pagar caro para obter um atendimento diferenciado e que respeite as suas exigências, como a frequente solicitação para que os mecânicos não toquem no carro ou que o toquem o menos possível.

carros de luxo

A rapidez em solucionar um problema também é muito importante. Imaginem uma BMW parada na rua, à noite, com o capô aberto. Certamente este motorista está correndo muitos riscos que inclusive podem colocar em perigo a sua vida; então esse reboque juntamente com o transporte do asegurado precisam chegar na velocidade da luz.

Quem compra um carro de luxo precisa se certificar de que realmente a seguradora escolhida terá como solucionar todas estas particularidades que claramente não são as mesmas de um carro convencional.

Vamos analisar alguns valores para ter uma ideia do mercado de carros de luxo no Brasil:

carros de luxo mais caros

carros de luxo mais vendidos

carros de luxo mais roubados

Agora vamos imaginar os custos de um carro de luxo para ver de quanto seria essa despesa:

rsz_gastos

Como puderam ver, o investimento é alto não apenas no momento da compra mas também na manutenção. É por isso que a necessidade de  comparar os benefícios e valores de várias seguradoras é essencial para encontrar não apenas um seguro que certamente será caro mas que principalmente fará valer a pena o valor investido quando o cliente precisar usá-lo.