< Volver a Viagem

Confira as mudanças no seguro viagem para esse ano!

Escrito por Pedro Da Silva

Viagens de lazer e de negócios são feitas durante todo o ano, por isso é importante ficar por dentro de todas as novidades do setor para não ter surpresas de última hora. De acordo com a Resolução n° 315 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) divulgada em 26 de setembro de 2014, o seguro viagem sofrerá algumas mudanças. O prazo para que as mudanças entrem em vigor e as seguradoras se adequem a elas foi de doze meses. Ou seja, elas começarão a valer em setembro de 2015.

A principal mudança que os seguros passarão está no fato dele ter de deixar de ser algo que cobre apenas acidentes pessoais. A partir de setembro, o seguro deverá oferecer um maior número de proteções. De acordo com as novas regras, todos os planos deverão conter pelo menos uma das coberturas:

1. Despesas médicas em viagens nacionais;
2. Despesas médicas em viagens internacionais;
3. Traslado de corpo;
4. Traslado médico;
5. Regresso sanitário;
6. Morte em viagem (com pagamento do capital segurado aos beneficiários);
7. Indenização em caso de invalidez permanente total ou parcial durante a viagem.

Nos casos de seguro viagem com cobertura de despesa médica para viagens nacionais e internacionais, o traslado médico também é obrigatório. A ideia das mudanças no seguro é oferecer mais direitos ao segurado. Até então, as coberturas para despesas médicas eram uma forma de assistência, e não obrigação.

Mas, claro, para que as seguradoras não saiam em prejuízo, provavelmente os limites para proteções de despesas médicas serão baixos. Além disso, o mercado provavelmente trabalhará de forma diferente, exigindo declaração pessoal de saúde com antecedência para aceitar ou não os prováveis riscos.

A resolução também estipula algumas coberturas opcionais para o seguro viagem: indenização em caso de extravio de bagagem, indenização de despesas que não são reembolsadas em caso de cancelamento de viagem, indenização de despesas de funeral e indenização por regresso antecipado.

Precisa contratar um seguro viagem, mas não sabe como fazer? Acesse o nosso formulário e compare os preços das principais companhias do mercado, é rápido e fácil! 😉