< Volver a Viagem

Como conseguir um upgrade para a primeira classe?

Escrito por Pedro Da Silva

Quem nunca sonhou em viajar na primeira classe que atire a primeira pedra, afinal todo mundo gosta de conforto e atendimento personalizado. O problema é que esse serviço de luxo custa caro, e são poucas as pessoas que podem (ou pretendem) desembolsar uma pequena fortuna para algumas horas de voo.

No entanto, existem formas de conseguir o melhor produto sem gastar tanto. Por isso, fizemos um post com dicas sobre como conseguir um upgrade para a primeira classe já que para aproveitar essa oportunidade é preciso estar bem informado! 😉

Como descubro qual é a classe do meu voo?

classe de voo

Quando você compra uma passagem, pode escolher a classe aérea que você deseja voar e quanto quer gastar. Para voos internacionais longos, a aeronave conta com três espaços diferenciados para os seus clientes (classe econômica, executiva e primeira) já para os voos nacionais são oferecidos, na maioria dos casos, apenas dois espaços (classe econômica e executiva). Quer conhecer a diferença das três classes aéreas? Fizemos um post sobre o tema!

Agora, não se iluda. Quando você compra uma passagem em promoção, com o preço super em conta, você irá voar na classe econômica porque milagres não existem. No entanto, pode optar por programas de upgrades pagos ou tentar a sorte.

Upgrade pagando passagem de econômica

primera classe

Convenhamos que conseguir viajar na primeira classe quando você pagou a tarifa mais barata do voo não é tarefa fácil. Lembre que muitos passageiros tentam o mesmo e as companhias já estão treinadas para isso. Então, chegar com um sorriso no rosto, e pedir para viajar na primeira classe (na maior cara de pau!), pode ser inútil!

Dito isso, separamos 3 dicas que realmente podem ajudar você a viajar com mais espaço e mordomia. Confira abaixo!

1) Saber de cor e salteado o programa de upgrade da companhia

Esse ponto é fundamental para quem deseja aproveitar as oportunidades. Isso porque muitas empresas divulgam no seu site a política de upgrade, mas poucos usuários se dedicam a ler as instruções. E né? O mundo está feito para as pessoas bem informadas! 😉

Por isso, antes de comprar a passagem das suas férias tão sonhadas, dedique 10 minutos para conferir o programa de upgrade da companhia aérea e comparar as vantagens que cada empresa oferece ao cliente.

2) Contar com um cartão de cliente frequente

Essa regra é básica para qualquer passageiro que se preze. Mas não custa repetir, porque se você ainda não tem o seu cartão sempre é hora para corrigir o erro.

O programa de cliente frequente funciona para fidelizar o passageiro à marca. Dessa forma, quanto mais você voa com uma determinada companhia, mais benefícios ela te dá.

Por exemplo, no Brasil os programas mais famosos são o da Tam (cartão Fidelidade) e Gol (cartão Smiles). A vantagem de contar com um dos dois é que as milhas também podem ser usadas para viagens com companhias estrangeiras parceiras.

3) Escolher um cartão de crédito com benefícios para voar

Se você costuma viajar com frequência, uma boa dica é escolher um cartão de crédito que brinde vantagens exclusivas para acumular milhas por cada dólar gasto. Quanto melhor o segmento do seu cartão, mais milhas você acumula.

Vale a pena contar com esse serviço porque os cartões da Visa, MasterCard e American Express oferecem vantagens dentro do aeroporto, tanto na aérea de embarque (check-in prioritário), como também maiores benefícios para upgrade e espaços exclusivos para esperar o voo com salas vip.

upgrade atencao

Com essas três dicas, a chance de você conseguir uma poltrona na primeira classe de qualquer voo ficou maior! 😉 Mas atenção, se você conta com possibilidades de upgrade verifique antes qual será a aeronave utilizada para o voo. Alguns voos dentro da América do Sul (como Argentina, Uruguai e Chile) utilizam aviões antigos e pequenos e contam apenas com classe executiva e econômica. Nesse caso, guarde o seu upgrade para um voo de primeira classe cheio de estilo e com todo o luxo que você sonhou!

Ficou com algum dúvida ou conhece outras formas de conseguir um upgrade? Deixe o seu comentário!